CÉSAR RÔMULO RODRIGUES ASSIS

Vice-presidente jurídico da Associação Brasileira das Câmaras Municipais – ABRACAM, Especialista em Direito do Estado pela Estácio de Sá/RJ, Pós-graduado em Direito do Trabalho e Previdência Social pela Faculdade Gama Filho/RJ e Mestre em Direito Público Municipal pela PUC/RS.

LUIZ HENRIQUE KIRCHNER

Diretor Nacional de Assuntos Estratégicos da ABRACAM, Especialista em Gestão Pública e Integração Política na América Latina, Bacharel em Ciência Política, Diretor da Gestão & Política – Soluções em Gestão Pública e Palestrante, Consultor para implementação de Modelos de Excelência de Gestão em governos Estaduais e Municipais, Consultor “ad hoc” do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Fundação Prefeito Faria de Lima de São Paulo), Consultor na elaboração de Planejamento Estratégico de longo prazo para a Gestão Pública, Consultor na análise de Marketing e Comunicação Política, Consultor da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento das Câmaras Municipais e Vereadores – Congresso Nacional.

ROGÉRIO RODRIGUES DA SILVA

Presidente Nacional da – Associação Brasileira de Câmaras Municipais – ABRACAM, pós-graduado em Direito administrativo pela ATAME graduado em História pela FAFI de Patrocínio – MG e Direito pelo IESB, Consultor da Organização das Nações Unidas – ONU para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD no Interlegis Senado Federal, Foi Vereador por 6 mandatos, Coromandel / MG, Autor do livro “Bê-a-Bá do Vereador”, Palestrante em eventos de vereadores desde 1988.

PAULO SILAS ALVARENGA DE MELO

Consultor da ABRACAM, Advogado, Graduado em Direito pela Unip/SP, Pós-graduado em Direito Público pela Escola Superior de Advocacia da OAB, Consultor da Organização das Nações Unidas – ONU para Assuntos Legislativos, Consultor da ABRAP e Presidente do Instituto Municipalista Brasileiro.

PAULO OTTARAN

Jornalista e radialista têm mais de 30 anos de atividades na área da comunicação em Rádio, Televisão, Mídia Impressa e Eletrônica. Graduado em Administração, Jornalismo e Direito e pós-graduação em Segurança da Informação. Instrutor de Oratória e preparação de quadros políticos na Fundação Alberto Pasqualini (RJ). Como profissional de rádio, passagem pelas emissoras Bandeirantes SP e RS, Rádios Guaíba e Gaúcha de Porto Alegre e emissoras do Grupo RBS. Como experiência internacional, foi repórter especial em eventos com CERSAIE em Bologna, Itália e HANNOVER EQUIPAMENTS, em Hannover, Alemanha por oito anos consecutivos gerando material de conteúdo corporativo e de mídia impressa e digital para veículos brasileiros e latino-americanos. Como integrante do cast de apresentadores da The Voice Of America, departamento de informação do governo americano, residido em Washington-DC na condição de radio announcer no Serviço Brasileiro da Voz da América nos anos 90. Criador da Oficina de comunicação FALE FÁCIL!, há 10 anos é apresentador titular de A VOZ DO BRASIL, integrante do Cerimonial Oficial da Câmara dos Deputados e moderador contratado para atos oficiais do Congresso Nacional, Debates e Workshops. Referendam seu trabalho: Ministério do Trabalho, Ministério das Comunicações, SEBRAE, Fundação ABRINQ, FUNDACENTRO, CNPL (Confederação Nacional dos Profissionais Liberais), CNTS (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde), Petrobrás, ABRACAM (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) entre outros órgãos Públicos e entidades privadas. Na Fundação de Estudos Políticos Alberto Pasqualini é moderador no processo de formação de quadros políticos com a aplicação do Curso de Oratória. Este curso de publicação livre na internet, teve somente no canal do YouTube cerca de 50 mil visualizações e 70% deste total, downloads. Mais informações sobre seu trabalho no site pessoal http://www.pauloottaran.com.br

ROGÉRIO CALAZANS DA SILVA

Advogado, especialista em Direito do Estado, membro da comissão de direito administrativo da OAB/Maringá, consultor jurídico de diversas entidades representativas de vereadores e gestores públicos, bem como de diversos sindicatos, militante em defesa do municipalismo, atual diretor do Procon de Maringá – PR.